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INSTITUCIONAL

A Instituição

As FACULDADES JOÃO PAULO II, na condição de instituição de educação superior comprometida com a disseminação do conhecimento, têm como MISSÃO criar um ambiente educacional auto-sustentável e de qualidade integrando a comunidade na formação e educação continuada de cidadãos inseridos em um contexto globalizado e comprometidos com VALORES como a ética, a responsabilidade socioambiental, a valorização do ser humano, os interesses coletivos e a inovação gerencial e tecnológica.

 

A Instituição estará comprometida com as atividades de ensino, pesquisa e extensão articulando a teoria e a prática na produção e disseminação do saber para o desenvolvimento de pessoas capazes de atuar e de promover a transformação em realidades complexas e diversificadas.


Missão

Princípios acadêmico-pedagógicos

Os princípios acadêmico-pedagógicos estão alicerçados no propósito de “Educar na diferença, tornando a educação uma prática de liberdade e um processo de desenvolvimento humano, promovendo a vida e a cultura da solidariedade” e expressam a intenção da instituição em:

– Educar para a cidadania e para a ética em sintonia com as demandas sociais da atualidade;
– Educar para o novo e para a perspectiva de transformação social;
– Educar para o desenvolvimento da ciência e do conhecimento;
– Educar para o desenvolvimento da competência individual e coletiva;
– Educar para a capacidade de interação em um contexto de mudanças.

Princípios de gestão

A gestão das Faculdades João Paulo II se desenvolve de modo a proporcionar os meios e as condições para a concretização da filosofia acadêmica da instituição, explicitada nos princípios norteadores da sua prática didático-pedagógica, orientando-se, portanto, pelos seguintes princípios gerenciais:

a) Pensamento sistêmico:

Estabelecer um sistema de gestão capaz de promover o entendimento das relações entre os diversos componentes da organização entre si e com o ambiente externo;
Promover a integração da Instituição com a Comunidade;
Incentivar e manter a pluralidade de idéias promovendo a diversidade de cursos e oportunizando fóruns de debate entre os diversos atores sociais envolvidos com a prática pedagógica e com a gestão do conhecimento;
Promover a participação dos segmentos docente, discente, técnico-administrativo e de representantes da comunidade por meio de uma estrutura de gestão acadêmica colegiada e multidisciplinar;

b) Aprendizado organizacional:

Sistematizar um processo contínuo de avaliação institucional gerando modelos de aprendizagem no nível individual e organizacional que possam ser compartilhados com a sociedade como um todo;
Buscar novos patamares de conhecimento para a instituição por meio da percepção, reflexão e compartilhamento de experiências;

c) Cultura de inovação:

Preparar a instituição para os desafios do futuro através da melhoria contínua das práticas de gestão acadêmica e administrativa e da atuação em áreas inovadoras do conhecimento;
Promover um ambiente favorável ao desenvolvimento da criatividade, experimentação e implementação de novas idéias.

d)Liderança e Constância de Propósitos: 

Atuar de forma aberta, transparente e democrática visando ao desenvolvimento da cultura de excelência.

e) Orientação por processos e informações:

Orientar a gestão pelos processos administrativos de planejamento e controle de modo a desenvolver um sistema de informações que facilite a tomada de decisão e a revisão das práticas e processos institucionais, gerenciais e operacionais.
 

f) Visão de futuro:

Formar profissionais socialmente responsáveis preparados integralmente para enfrentar os desafios de uma sociedade em contínua transformação. 

g) Geração de valor:

Alcançar resultados consistentes de forma sustentada para todos os grupos de interesse da instituição.

h) Valorização das pessoas:

Estabelecer relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender.

i) Conhecimento sobre o ambiente:

Conhecer e entender as relações com o ambiente geoeconômico, visando à criação de valor de forma sustentada e comprometida com o desenvolvimento da sociedade.

j) Desenvolvimento das parcerias:

Estimular a realização de parcerias com organizações empresariais, governamentais e não-governamentais, entidades de classe, fundações, associações comunitárias, bem como outras organizações educacionais visando à utilização e à absorção das competências essenciais existentes e o desenvolvimento de novas competências transformadoras e inovadoras.

k) Responsabilidade social:

Desenvolver ações pedagógicas relacionadas à gestão socioambiental que estimulem a formação de egressos comprometidos com a mudança e transformação social e com a qualidade de vida.

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